Rua Aporé, 19 - Bairro Amambai - CEP 79005-360 - Campo Grande-MS (67) 3325-6640
20.11.2020 • Economia

Cade libera compra de empresa da Petrobras por grupo da Copagaz

copagaz

Campo Grande (MS) – Por unanimidade e com restrições, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a compra da Liquigás por grupo formado pelas empresas Copagaz, empresa do grupo Zahran, de Mato Grosso do Sul, e ainda Itaúsa, Nacional Gás e Fogás.

O negócio de R$ 3,7 milhões foi anunciado no fim do ano passado e a decisão do Cade encerra a longa discussão acerca de venda da empresa comandada pela Petrobras, segundo o jornal Valor Econômico.

A Liquigás, gigante do setor, está entre os ativos que a Petrobras colocou à venda em campanha do que o mercado chama de “desinvestimento”, para reduzir a dívida e priorizar a exploração e produção de petróleo em águas profundas.

As restrições impostas pelo Cade, que trabalha no combate a formação de cartel e outros acertos de monopolização, têm o objetivo de reduzir a concentração do mercado em algumas regiões nas mãos de um só grupo. O órgão exigiu vendas de participações dos integrantes do consórcio.

Em 2018, o Cade já havia barrado a venda da Liquigás, que é a vice-líder nacional nas vendas de gás de cozinha. Na ocasião, o negócio envolvia a Ultragaz, a líder no setor.