MS é o 11º no ranking em melhor índice econômico do País

Publicado em: 18 dez 2018

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul ficou na 11ª posição entre os estados mais bem colocados no Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local, o Isdel. O indicador, criado pelo Sebrae Minas, faz uma análise de dados sobre as cinco dimensões responsáveis por promover o desenvolvimento econômico local. 

Além das unidades da Federação, o Isdel também avalia o desempenho na promoção do desenvolvimento econômico obtido pelas capitais e municípios brasileiros. Entre as capitais, Campo Grande ocupou a 22ª colocação no ranking. 

O Isdel é uma das iniciativas do Sebrae Minas para estimular o desenvolvimento sustentável dos territórios por meio do fortalecimento da economia local. O índice tem o objetivo de reunir as informações necessárias para a construção de políticas governamentais e empresariais. “São informações que possibilitam uma análise sobre as potencialidades e fragilidades dos territórios, o que pode ajudar na criação de políticas públicas mais assertivas focadas nas necessidades de cada cidade ou estado”, justifica o gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão de Melo. 

O indicador posiciona os territórios entre uma escala que varia de 0 a 1, em que estão os níveis mínimos e máximos de desenvolvimento. O índice analisa 30 indicadores, com base em fontes oficiais, divididos em cinco dimensões: Capital Empreendedor (educação, renda e densidade empresarial), Tecido Empresarial (relacionado à existência de elementos do tecido social, tecido empresarial, programas e ações associativistas), Governança para o Desenvolvimento (participação e controle social, articulação e gestão pública), Organização Produtiva (aglomerações e diversificação produtiva) e Inserção Competitiva (especialmente informações do comércio internacional). 

Resultados 

Em relação aos estados, o ranking é liderado por São Paulo (0,538), seguido do Rio de Janeiro (0,491), Distrito Federal (0,473), Santa Catarina (0,436) e Rio Grande do Sul. Também figuram nas dez primeiras posições o Paraná (0,428); Espírito Santo (0,401); Minas Gerais, estado de origem da unidade do Sebrae, com 0,395 e na oitava colocação; Goiás (0,391) e Mato Grosso (0,385). Mato Grosso do Sul está no 11º lugar, com índice de 0,384. 

“O Isdel não aponta se um território é melhor que o outro, mas sim, mostra em quais dimensões as cidades estão mais desenvolvidas e em outras que precisam de atenção para a formulação de políticas públicas mais efetivas”, afirma o gerente do Sebrae Minas. 

Quanto às capitais, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte foram as capitais que apresentaram as melhores colocações do Isdel. 

“Mesmo algumas cidades possuindo características semelhantes em porte populacional, elas podem se diferenciar em aspectos como educação, inovação, infraestrutura, renda, entre outros fatores que o Isdel considera como subdimensões, que podem ser avaliadas separadamente, para comparar o que é mais desenvolvido em uma cidade do que em outra”, explica Melo. 

A expectativa é que o Isdel seja atualizado anualmente, de acordo com a divulgação dos dados das fontes oficiais.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook