Operação apura sonegação milionária com uso de software

Publicado em: 18 set 2019

Campo Grande (MS) – A Receita Estadual, o Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Militar deflagraram, na terça-feira (17), uma operação de combate a crimes contra a ordem tributária e econômica no Norte de Minas. 

Na ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três lojas de calçados e roupas, em Pirapora, e em uma empresa desenvolvedora de programas para computadores, em Montes Claros. 

A operação foi nomeada como “Black Fraude”, referência à “Black Friday”. A ação tem como objetivo desarticular um esquema de sonegação fiscal que envolve o desenvolvimento de software capaz de simular descontos em cupons fiscais. Ou seja, de acordo com a Receita Estadual, o software permite às empresas forjarem parte do seu faturamento, fazendo com que elas paguem menos impostos. 

Estima-se que o prejuízo aos cofres públicos nos últimos cinco anos ultrapasse R$ 3 milhões, somente nas três empresas investigadas. No entanto, se for confirmado o uso do software por outras empresas, o valor da sonegação pode ser bem maior. 

A ação desta terça-feira contou com a participação de dez servidores da Receita Estadual, dois oficiais e um promotor de Justiça, além de oito policiais militares.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook