Participação de pequenas empresas em licitações cresceu 20%

Publicado em: 25 out 2018

Campo Grande (MS) – A participação de micro e pequenas empresas nas licitações do Governo do Estado aumentaram em cerca de 20% nos últimos quatro anos. Do total, que disputaram esses certames, 50% são empresas locais de Mato Grosso do Sul. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) nesta quinta-feira (25), no Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

Conforme o secretário de Administração do Estado, Édio Viegas, o aumento na participação dos pequenos empreendedores nas licitações se dá pela diminuição da burocratização nos últimos anos, além das facilidades encontradas agora com o sistema mais automatizado. 

“No início do Plano de Compras [em 2015], esse processo de habilitação era manual e hoje o empreendedor tem uma ferramenta tecnológica para isso. Também capacitamos o fornecedor para ele saber como participar do pregão. Hoje praticamente não existe mais carta-convite, o que facilita e agiliza o processo. Também tornamos eletrônico o cadastro”, destacou Viegas. 

Ainda segundo o secretário, com todas as mudanças o prazo de cadastro das empresas caiu de uma média de 10 dias para apenas um dia. 

Nesta quinta-feira a SAD lançou o Plano de Compras 2019 e divulgou as estatísticas que fazem parte do plano de 2015, com um balanço dos últimos quatro anos. A estimativa para o ano que vem do Governo do Estado é ter 72 milhões de unidades de itens para compra por meio de licitações. Isso deve gerar um gasto de aproximadamente R$ 2 bilhões. 

Para mais informações, os interessados podem entrar no site da Central de Compras, onde terão acesso a todas as informações e como será o processo de habilitação.

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook