Rossi procura PT e vai cumprir compromisso sobre impeachment

Publicado em: 11 jan 2021

Campo Grande (MS) – Na tentativa de amenizar tensões com o PT e garantir votos do partido para sua candidatura à presidência da Câmara, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) procurou a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann (PT-PR), para esclarecer sua declaração contrária à abertura de um processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, feita ao jornal Folha de S. Paulo.  

Segundo reportagem do Estadão, Rossi prometeu honrar compromissos firmados com a oposição, que seria o de analisar pedidos de investigação de Bolsonaro por supostos crimes de responsabilidade. No domingo pela manhã (10), Gleisi disse que o deputado irá perder votos do PT por causa da declaração.

“Falei com a presidente Gleisi agora há pouco. Ressaltei que vou honrar cada compromisso firmado com os partidos de oposição, o que inclui usar todos os instrumentos constitucionais em defesa da democracia. Antecipar juízos agora não ajuda. Isso é o que disse à Folha”, publicou Baleia Rossi no Twitter.

Em entrevista à Folha, o candidato à presidência da Câmara afirmou que um processo de impeachment traria instabilidade ao país. “Não é o caminho, não é bom para o Brasil”, declarou, gerando ruídos em sua aliança com o PT.

Reação

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse neste domingo (10) que o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) vai perder votos de petistas na eleição para presidente da Câmara por ter afirmado que um processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro não seria bom para o país neste momento. A declaração de Baleia Rossi foi feita em uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Pelo Twitter, Gleisi disse que um dos compromissos do deputado do MDB com o PT era analisar denúncias de crime de responsabilidade contra Bolsonaro, mesmo que não houvesse acordo para aprovar o impeachment. Os petistas haviam decidido apoiar formalmente Baleia Rossi na eleição da Câmara.

O deputado federal Vander Loubet (PT) afirmou que a bancada do PT na Câmara sempre trabalha de forma a buscar o consenso interno. E nesse caso da eleição para a Presidência da Câmara não é diferente.  

“Após muito debate foi feita uma votação e a maioria entendeu que o melhor caminho é apoiar o Baleia Rossi. Sou partidário dessa decisão da bancada. Até porque isso contempla um entendimento da bancada com o grupo liderado pelo Rodrigo Maia, que reúne vários partidos e que busca manter a independência da Casa em relação ao governo. O Arthur Lira é o candidato do governo, sendo assim o foco do PT é derrotar essa candidatura”, explicou.

 

Fonte: Correio do Estado

 

 
What do you want to do ?

New mail

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook