Servidores realizam manifestação contra a reforma administrativa

Publicado em: 29 out 2020

Campo Grande (MS) – Com a proposta de denunciar o caráter destrutivo da reforma administrativa, os servidores públicos estaduais, municipais e federais realizaram nesta quarta-feira um ato contra a proposta do governo federal. A manifestação feita no Dia do Servidor Público foi realizada pelas mais de 20 entidades das três esferas do funcionalismo reunidas na Frente de Servidores Públicos do Rio Grande do Sul.

O protesto foi realizado no auditório do Sindicato dos Empregados e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Fundação do Rio Grande do Sul (Semapi/RS), no bairro Azenha, em Porto Alegre. “A ideia dos servidores é denunciar o caráter destrutivo e privatista da Reforma Administrativa e dialogar com a sociedade a respeito da necessidade de mais e melhores serviços públicos, e não o contrário”, ressaltou o diretor do Semapi, Luís Leonel.

Segundo ele, é um momento de fortalecimento da luta contra a reforma administrativa proposta pelo governo do presidente da República, Jair Bolsonaro. A Frente de Servidores Públicos vai lançar uma campanha com 200 outdoors em todo o Estado denunciando o caráter da reforma administrativa, que representa o fim dos serviços públicos.

“Defendemos mais e melhores serviços para a população, não a precarização do funcionalismo e a entrega da educação e da saúde pública para a iniciativa privada”, ressaltou.

Já o diretor Fabiano Zalazar, do Sindicato dos Servidores da Justiça Estadual (Sindjus), afirmou que a Reforma Administrativa proposta pelo governo Bolsonaro ataca duramente os direitos dos trabalhadores do setor público. “A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) abre a possibilidade para precarização, perseguições, assédio a servidores e uso político da máquina pública”, explicou.

“É fundamental que a população compreenda a verdade sobre esta proposta do governo federal. Se passar, toda a sociedade sai prejudicada. Estamos falando de uma ruptura que vai afetar a prestação de serviços básicos à população como saúde e educação”, acrescentou.

O diretor Marcelo Carlini, do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (Sintrajufe/RS), disse que os servidores públicos estão na luta contra a reforma administrativa absurda proposta pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que vai destruir o serviço público. “Queremos denunciar a proposta e defender mais e melhores serviços públicos, de forma a garantir o cumprimento de direitos como a saúde, a educação e justiça”, explicou.

Na semana passada, o Sintrajufe/RS denunciou que, juntamente com a Reforma Administrativa, o governo federal e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) querem acelerar a tramitação do pacote de desmonte dos serviços públicos e dos direitos. A PEC Emergencial, que segundo o sindicato, entre outras medidas, inclui a redução em 25% dos salários dos servidores e servidoras, pode começar a ser debatida e votada no Congresso ainda em 2020, conforme Maia.

 

Fonte: Correio do Povo

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook