Volume de soja exportada por MS cresce 43% no 1º semestre

Publicado em: 21 jul 2020

Campo Grande (MS) – O volume de soja em grãos exportada totalizou 3,2 milhões de toneladas e receita de US$ 1 bilhão no primeiro semestre do ano, o que representa alta de 43,7% no volume e de 38,1% no faturamento, em relação ao período de janeiro a junho do ano passado.

O levantamento foi apresentado no Boletim Agrícola do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), divulgado semanalmente.

Conforme o documento, a China foi o principal destino das exportações do Estado até o sexto mês deste ano, com US% 875 milhões, 81% do total.

Somente para o país asiático foram destinados 2,5 milhões de toneladas de soja. O segundo lugar no índice é a Argentina, com 9,07% de toda a receita.

“A China está formando um estoque de grãos, proteínas e outros itens, para garantir a segurança alimentar. A iniciativa se deve a retomada da economia chinesa após o pico da pandemia e, também, em decorrência dos impactos nos plantéis, devido a peste suína africana”, avalia Bruna Dias, analista técnica do Sistema Famasul.

Mato Grosso do Sul ficou na sexta posição do ranking nacional de exportação, com 3,2 milhões de toneladas, que correspondem a 5,26% na participação. 

  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Facebook
  • Facebook