Covid-19: Brasil bate marca de 4 mil mortes por dia

0
283
HOUSTON, TX - NOVEMBER 25: (EDITORIAL USE ONLY) (EDITORS NOTE: Image depicts death.) Medical staff members close the zipper of a body bag that contains a deceased COVID-19 patient's body in the COVID-19 intensive care unit at the United Memorial Medical Center on November 25, 2020 in Houston, Texas. According to reports, Texas has reached over 1,210,000 cases, including over 21,300 deaths. Go Nakamura/Getty Images/AFP

Campo Grande (MS) – O Brasil registrou 4.211 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, batendo pela primeira vez a trágica marca de 4 mil óbitos anotados em um só dia e totalizando nesta terça-feira (6) 337.364 vítimas. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias ficou em 2.775. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +22%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta terça. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

O grande registro de óbitos do dia reflete o represamento de dados do final de semana estendido após os feriados da Páscoa. Aos sábados, domingos e feriados, quando há equipes menores trabalhando, é comum que os números venham menores do que durante a semana e isso resulte em represamento dos registros, verificado nos dias posteriores.

Além do Brasil, apenas os EUA já registraram mais de 4 mil vítimas em um único dia; em seu pior momento após as festas de fim de ano, o país norte-americano anotou 4.476 mortes no dia 12 de janeiro, segundo o portal Our World in Data. Por esse parâmetro, o país com a terceira pior marca foi a Argentina, com 3.351 mortes anotadas em 1º de outubro do ano passado, segundo a mesma fonte.

Já são 76 dias seguidos no Brasil com a média móvel de mortes acima da marca de mil; o país completa agora 21 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia; e é o décimo primeiro dia com a média acima da marca de 2,5 mil. O número voltou a subir nesta terça, após quatro dias em queda.

Veja a sequência da última semana na média móvel:

Evolução da média móvel de mortes no país na última semana. Índice voltou a subir após 4 dias em queda — Foto: Editoria de Arte/G1
Evolução da média móvel de mortes no país na última semana. Índice voltou a subir após 4 dias em queda — Foto: Editoria de Arte/G1

Quarta (31): 2.971 (recorde)
Quinta (1º): 3.119 (recorde)
Sexta (2): 3.006
Sábado (3): 2.800
Domingo (4): 2.747
Segunda (5): 2.698
Terça (6): 2.775
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 13.106.058 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 82.869 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 63.143. Isso representa uma variação de -16% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de queda nos diagnósticos.

Treze estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: ES, MG, RJ, SP, DF, MS, MT, AP, PA, CE, MA, PB, PE e PI.

Mortes e casos de coronavírus no Brasil e nos estados
Mortes e casos por cidade
Veja como está a vacinação no seu estado
Brasil, 6 de abril
Total de mortes: 337.364
Registro de mortes em 24 horas: 4.211
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 2.775 (variação em 14 dias: +22%)
Total de casos confirmados: 13.106.058
Registro de casos confirmados em 24 horas: 82.869
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 63.143 por dia (variação em 14 dias: -16%)

Estados

Subindo (13 estados e o Distrito Federal): ES, MG, RJ, SP, DF, MS, MT, AP, PA, CE, MA, PB, PE e PI
Em estabilidade (8 estados): PR, SC, GO, RO, TO, AL, RN e SE
Em queda (5 estados): RS, AC, AM, RR e BA


Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Vacinação
Balanço da vacinação contra Covid-19 desta terça-feira (6) aponta que 20.828.398 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 9,84% da população brasileira.

A segunda dose já foi aplicada em 5.881.392 pessoas (2,78% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal.

No total, 26.709.790 doses foram aplicadas em todo o país.

Fonte: G1