terça-feira, fevereiro 3, 2026
spot_img
HomeEconomiaEm lançamento de programa da Sefaz, Longen ressalta importância da autorregulação tributária

Em lançamento de programa da Sefaz, Longen ressalta importância da autorregulação tributária

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, participou, nesta segunda-feira (02/02), do evento “Sefaz com Você: juntos para fazer dar certo”, realizado no edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Na ocasião, foi lançado o programa de autorregulação tributária da Secretaria de Fazenda.

Longen lembra que o programa nasce de uma demanda do setor produtivo frente às mudanças relacionadas à nova reforma tributária, que entra em vigor em 2026.

“Hoje, o empresário terá a oportunidade de primeiro reconhecer que está com algum problema junto à Secretaria de Fazenda. Em segundo, ele tem como resolver isso de forma online, avaliar o problema e definir se faz defesa ou reconhece o débito, negociando o pagamento. A Secretaria vem trazer essa acessibilidade para o setor empresarial de todo o Estado de uma maneira bem clara, mostrando que realmente está preparada para atender uma demanda nossa”, enfatizou.

O secretário de Fazenda, Flávio César, destacou que a eficiência e a inclusão digital são pilares da gestão do governador Eduardo Riedel e a Secretaria de Fazenda buscou por mecanismos e instrumentos que pudessem traduzir toda essa realidade em agilidade para os contribuintes.

“Então, temos trabalhado com o nosso corpo técnico ao longo de todo esse período, buscando estreitar cada vez mais a relação da Secretaria de Fazenda com o setor produtivo e industrial. A Federação das Indústrias tem sido um parceiro fundamental nesse processo e temos trabalhado para cada vez mais melhorar essa relação entre Estado e contribuintes”.

Também presidente do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), César destaca que a assinatura do programa Regularize Já, dando a oportunidade dos contribuintes anteciparem regularidades, faz parte de um momento histórico em que um novo sistema tributário é iniciado.

“Nós temos trabalhado com todos os estados da federação e com mais de 5,5 mil municípios, com corpo técnico de mais de 2 mil servidores, entre estados e municípios, aprimorando todos esses processos nesta nova fase que o Brasil começa a partir desse ano de 2026. A Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso do Sul, as federações do setor produtivo e todas as equipes técnicas têm se debruçado sobre isso para que possamos adequar o Estado, os nossos sistemas e tornar tudo isso uma realidade para os nossos contribuintes”, garantiu.

O evento também contou com palestras sobre as novas diretrizes da Sefaz, Cadastro Positivo e Domicílio Tributário voltadas para contribuintes, estudantes e profissionais da área.

Fonte: Agora MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais Populares