quinta-feira, outubro 2, 2025
spot_img
HomeImposto de RendaIsenção do IR: governo terá de propor política de correção de tabela...

Isenção do IR: governo terá de propor política de correção de tabela em 1 ano

Relator incluiu artigo que obriga Planalto a enviar em até 1 ano proposta de atualização

O relator do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para rendas de até R$ 5 mil, deputado Arthur Lira (PP-AL), apresentou nesta quarta-feira (1º.) um novo parecer com ajustes de última hora.

O principal deles é a inclusão de um artigo que obriga o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a enviar, em até um ano, um projeto de lei estabelecendo uma política nacional de atualização da tabela do IR para pessoas físicas.

A medida foi articulada após pressões de partidos que defendiam a indexação da tabela à inflação oficial, medida pelo IPCA. Lira rejeitou as propostas, mas buscou uma saída política para reduzir resistências à votação do texto.

Acordo político

Para tentar encerrar o impasse, Lira incluiu no parecer um artigo que transfere ao governo Lula a responsabilidade de propor, em um ano, uma política nacional de atualização da tabela. A medida foi vista como uma forma de esvaziar os destaques apresentados em plenário.

O PSB retirou seu pedido de destaque após o acordo. O Novo, no entanto, manteve a tentativa de votação separada sobre o tema. Para neutralizar a ofensiva, Lira apresentou em plenário uma nova versão do relatório, rejeitando explicitamente o destaque do partido.

O texto ainda precisa passar pelo Senado até o fim do ano para que a nova regra entre em vigor nas declarações de 2026.

Fonte: InfoMoney

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais Populares