O Sindifisco-MS (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul) promoveu neste final de semana, de 19 a 21 de setembro, o IX Encontro dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul, realizado no Zagaia Eco Resort, em Bonito/MS, em comemoração ao Dia do Auditor Fiscal, Carreira Típica de Estado, que é comemorado no dia 21 de setembro.
O evento reuniu cerca de 300 convidados entre Auditores Fiscais, familiares e autoridades com o intuito de comemorar e homenagear todos os profissionais que, hoje e sempre, desempenham de forma eficaz e eficiente, papel fundamental e crucial ao funcionamento do Estado, onde atuam na arrecadação, fiscalização e lançamento dos créditos tributários estaduais, garantindo os recursos necessários para sustentabilidade financeira, desenvolvimento socioeconômico do Estado e financiamento de políticas públicas de entregas à população sul-mato-grossense, contribuindo para uma sociedade mais justa.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a entrega do Troféu Tuiuiú 2025, prêmio instituído em 2024 como a maior honraria concedida pelo Sindifisco-MS a personalidades e auditores que se destacam em sua trajetória. O prêmio, que leva o nome da ave símbolo do Pantanal, representa a força, a identidade e a grandiosidade de Mato Grosso do Sul, consolidando-se como um marco anual de valorização da categoria.
Foram laureados este ano o ex-governador Reinaldo Azambuja, pelo legado de sua gestão e pelo diálogo com a categoria; o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro Dino, pela interlocução constante e apoio às pautas dos Auditores Fiscais; os Auditores Fiscais José Ramos Ferreira, reconhecido por sua longa trajetória de dedicação ao fisco estadual; Moacir de Ré, pela contribuição histórica e atuação relevante na administração tributária; e Victor Hugo Cabral Ortiz, por seu compromisso e dedicação ao Fisco Estadual.
O evento contou ainda com a presença de importantes lideranças, entre elas o Secretário de Estado de Fazenda de MS, Presidente do CONSEFAZ e Presidente do Comitê Gestor do IBS , Flávio César Mendes, representando o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; o Deputado Estadual Paulo Roberto Duarte, representando o Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro Dino; Bruno Gouveia Bastos, Superintendente de Administração Tributária da secretaria estadual de fazenda do MS; Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni, 1ª Vice-Presidente da Febrafite; Sergio Luiz Gonçalves, Secretário-Adjunto de Estado de Educação de MS (SED), Artur Henrique Leite Falcette, Secretário de Estado-Adjunto do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do MS; Jader Rieffe Julianelli Afonso, Secretário Executivo da Assessoria Especial dos Conselhos e Consórcios da SEGOV/MS; Esaú Rodrigues Aguiar Neto, Secretário Executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da SEMADESC/MS; Faustino Souza Souto, Presidente do Tribunal Administrativo Tributário da SEFAZ/MS; Fernando Luis Valejo, Corregedor-Geral da Administração Tributária da SEFAZ/MS; Tadeu de Souza Lourenço Ferreira, Superintendente do Tesouro da SEFAZ/MS; Vanderlei Bispo, Diretor Executivo do Consórcio Central-MS da Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS; e João Bosco de Figueiredo Costa, Diretor-Presidente da UnisaúdeMS.
Para o presidente do Sindifisco-MS, Warley Braga Hildebrand, O IX Encontro dos Auditores Fiscais consolidou-se, mais uma vez e reafirmou a importância de celebrar a data e de reconhecer o trabalho dos Auditores Fiscais. “O Dia do Auditor Fiscal é um marco para reconhecermos a relevância da nossa Carreira Típica do Estado do Mato Grosso do Sul. Este encontro é um momento de integração, celebração e gratidão a todos os colegas que, com dedicação, garantem o funcionamento do Estado e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa”, destacou.
Warley Braga Hildebrand ressaltou a aprovação da reforma tributária, aprovada na emenda 132/2023 e já regulamentada na lei complementar 214/2025 com a criação do IBS (imposto sobre bens e serviços) e da CBS (contribuição sobre bens e serviços). “Acompanhamos com preocupação a regulamentação do PLP 68/2024 no Senado Federal, onde carreiras adversas às administrações tributárias tentam interferir e avançar nas competências, atribuições, concursos públicos, nas carreiras dos Auditores Fiscais a nível Federal, Estadual/distrital e Municipal, prejudicando o funcionamento do Estado brasileiro e ao bem comum da sociedade brasileira.
Após a solenidade, os convidados prestigiaram o jantar dançante embalado pela apresentação da Banda Sampri, que animou a festa com grandes clássicos do samba.
O Sindifisco-MS reafirma “quem garante um Estado forte é uma Administração Tributária forte”. A você, Auditor Fiscal, parabéns pelo seu comprometimento e pelo importante trabalho desenvolvido que garantem o ontem, o hoje e o futuro do Estado de Mato Grosso do Sul.
Agradeço a DEUS, aos Auditores e Auditoras Fiscais da Receita Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul, Autoridades, às Nossas Famílias, Amigos e Colaboradores que fizeram deste evento um sucesso de comparecimento e confraternização. Que DEUS continue Iluminado e Abençoando a Todos!