Projeto prioritário para o governo deve ser votado na CAE e no Plenário nesta terça-feira
O Senado deve votar hoje, 4, o projeto que isenta de IR (Imposto de Renda) as pessoas que ganham até R$ 5 mil. A expectativa é que o relatório do senador Renan Calheiros seja votado na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) ainda pela manhã para ser encaminhado ao plenário da casa no período da tarde.
Ontem, 3, Calheiros confirmou ao PlatôBR que entregaria seu relatório para votação à comissão. “Sim. Amanhã (terça-feira) votamos na CAE e podemos votar à tarde no plenário”, disse o relator ao PlatôBR.
O projeto de isenção de IR é essencial para viabilizar a proposta de interesse do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa foi uma das bandeiras de Lula durante sua campanha à presidência, em 2022.
Pelo texto que foi enviado ao Senado, passa a ser isento de IR quem ganha até R$ 5 mil por mês. Pelas projeções do governo, a nova medida isentará mais 10 milhões de pessoas. Com isso, cerca de 65% dos declarantes de Imposto de Renda deixarão de pagar o tributo.
A ideia é atualizar as faixas de cobrança do IR, reduzir a carga sobre a classe média e ajustar a tributação de empresas e investimentos. O Planalto vem pressionando o Congresso para acelerar a tramitação, sob o argumento de que a defasagem na tabela penaliza trabalhadores de menor renda.
Fonte: isto é Dinheiro

