sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_img
HomeSem categoriaVendas no varejo do Brasil recuam 0,4% em dezembro, queda maior que...

Vendas no varejo do Brasil recuam 0,4% em dezembro, queda maior que projeções

A expectativa ⁠em ​pesquisa ​da Reuters era ⁠de ​baixa de 0,2% ​na comparação mensal ​e ⁠de avanço ⁠de 2,5% sobre um ano ​antes

As vendas varejistas no Brasil encerraram 2025 com alta acumulada de 1,6%, mas mostraram forte perda de força em relação ao ano anterior e registraram em dezembro a maior queda do ano diante da antecipação com a Black Friday das compras de Natal.

O resultado do acumulado de 2025, divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE, ficou bem abaixo do aumento excepcional de 4,1% visto em 2024, voltando aos níveis dos anos anteriores. No quarto trimestre, o setor encerrou com alta de 1% sobre os três meses anteriores, após queda de 0,3% no terceiro.

Em dezembro, as vendas tiveram retração de 0,4% na comparação com o mês anterior, interrompendo dois meses de ganhos, em um resultado que também foi pior do que a expectativa em pesquisa da Reuters de queda de 0,2%.

Os dados mostram ainda que, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as vendas apresentaram alta de 2,3%, contra expectativa de avanço de 2,5%..

“O que dá para dizer é que em 2025 muita gente aproveitou as promoções da Black Friday e antecipou as compras de Natal, por isso um resultado menor em dezembro”, disse o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. Em novembro, as vendas aumentaram 1,0%.

A política monetária restritiva pesou sobre a economia no ano passado, embora o mercado de trabalho forte e a renda em alta tenham ajudado o desempenho das vendas varejistas. Ainda assim, os resultados do setor foram fracos durante a maior parte de 2025, com seis quedas mensais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais Populares