domingo, junho 22, 2025
spot_img
HomeGoverno FederalLula afirma que Fazenda só age sob pressão por ser mais fácil...

Lula afirma que Fazenda só age sob pressão por ser mais fácil dizer não

Presidente defende recursos destinados ao Pé-de-Meia e cobra BNDES para liberar financiamento da Transnordestina.

O presidente Lula (PT) disse nesta sexta-feira (2) que políticos e o Ministério da Fazenda “só trabalham sob pressão” porque “é mais fácil dizer não”.

A declaração foi feita quando o petista estava defendendo os recursos destinados ao Pé-de-Meia, programa do governo que incentiva a permanência de estudantes de baixa renda no ensino médio.

“Se não tiver dinheiro, vamos lá para o Dario [Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, que estava no evento]. Se ele reclamar, vamos forçar. Tanto os políticos, como presidente, quanto o Ministério da Fazenda, só trabalham sob pressão”, afirmou.
“Se a gente não pressionar, não sai. É mais fácil dizer não. O dinheiro mais sagrado que um presidente pode dar é para educação, senão tem que gastar com cadeia”, completou o presidente em evento no porto de Pecém (PE).

No local, ele assinou a sanção do marco legal do hidrogênio verde e a ordem de serviço para a construção de um trecho de infraestrutura da ferrovia Transnordestina no estado, além de outras iniciativas.

O presidente ressaltou o compromisso em ter a ferrovia pronta até 2026 e, para isso, citou o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante.

“Presta atenção Aloizio, estou te convidando. Primeiro para liberar recursos para fazer a rodovia e segundo que nós vamos fazer um jantar, antes de eu deixar a Presidência, andando nesse trem de onde for até chegar aqui no porto.”

A diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do banco de fomento, Luciana Costa, foi citada por Lula e também pelo ministro Renan Filho (Transportes), que havia discursado antes do presidente.

“Se o BNDES liberar esse financiamento de R$ 600 milhões em breve, vamos contratar todos os lotes de execução da Transnordestina e fazer obras no Ceará inteiro para a ferrovia chegar rapidamente aqui ao porto de Pecém”, disse Renan Filho.
Um dos maiores projetos de infraestrutura do país, a ferrovia deve facilitar o transporte de insumos entre indústrias de diferentes setores e ajudar na exportação de produtos fabricados no país.

*Informações da Folhapress 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais Populares